.tudo ou nada

Diálogo [do grego diálogos, pelo latim dialogus] 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.

– Estás zangado comigo?
– Não.
– Tens a certeza?
– Tenho.
– Não parece.
– Porquê?
– Estás cá com uma cara.
– É a única que tenho.
– Já sabia que ias dizer isso.
– Sou assim tão previsível?
– És.
– O que se passa então?
– Nada.
– Típico.
– O quê?

– Nada. Nunca se passa nada. Fiz alguma coisa de mal?
– Não.
– Podes parar de responder com monossilabos?
– Talvez.
– És impossível.
– Eu sei.
– Porque não olhas para mim quando respondes?
– Para não veres a infinita tristeza que são os meus olhos.
– O que disseste?
– Nada.
– Voltamos ao mesmo?
– Não.
– Estás ou não zangado comigo?
– Não. Contigo não. Comigo. Com a vida. Com o tudo e com o nada.
– Não entendi.
– Não era essa a intenção.
– Importas-te de parar com essa mania de ser enigmático?
– Incomoda-te?
– Muito.
– Porquê?
– Porque sim.
– Isso não é resposta.
– Quem disse?
– Eu.
– E?
– E nada.
– Voltamos ao nada?
– Podemos sempre passar para o tudo.
– Contigo é sempre tudo ou nada. No meio é que está a virtude.
– Ouvi dizer.
– E?
– Não estou a perceber.
– Concordas com o que disse?
– É suposto?
– Não, mas podias pensar nisso.
– Porque?
– Fazia-te bem. Talvez passasses a ver as coisas com outros olhos.
– Dizes tu.
– Nunca te enganei.
– Isso não quer dizer que tenhas razão.
– Estou a ver que hoje não dá para falar contigo.
– Concordo.
– Às vezes nem sei porque me esforço.
– Já somos dois.

One thought on “.tudo ou nada

  1. Cabeças confusas… Agrada-me o diálogo! Curioso, também tenho experimentado escrever alguns! Talvez seja sintomático de quem tenha conversas na cabeça. Ou sei lá!
    Mudei a disposição da minha casa, mais uma vez! (Muda-se a casa quando não se consegue mudar em si?!)
    Bem, quero lá saber! Tenho uma “casa nova”, portanto! Quero mais jantares!
    Bj

Deixe uma Resposta

